Zuzu Angel: WTF?
Nasceu em Curvelo-MG.Mudou-se quando criança para Belo Horizonte, tendo em seguida morado na Bahia. A cultura e cores desse estado influenciaram significativamente o estilo das suas criações. Pioneira na moda brasileira, fez sucesso com seu estilo em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.
Em 1947 foi morar no Rio de Janeiro e nos anos 50 iniciou seu trabalho como costureira, quando fazia roupas principalmente para alguns familiares próximos. No princípio dos anos 70 abriu uma loja em Ipanema, quando começou a realizar desfiles de moda nos EUA. Nestes desfiles sempre abordou a alegria e riqueza de cores da cultura brasileira, fazendo sucesso no universo da moda daquela época.
Nos anos 70, seu filho Stuart, ativista que lutava contra a Ditadura instaurada a força no Brasil pelos militares brasileiros apoiados pelo Governo Estadunidense, foi preso e morto nas dependências do DOI-CODI. O corpo de Stuart nunca foi encontrado.
A partir daí, Zuzu entraria em uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart. Essa luta só terminou com sua morte, ocorrida na madrugada de 14 de abril de 1976, num "acidente" de carro na Estrada da Gávea, à saída do Túnel Dois Irmãos (RJ), em circunstâncias então mal esclarecidas.
E suas criações?
As figuras de anjos tornaram-se a sua marca registrada por representarem seu nome. A originalidade de sua proposta de moda é devida a uma temática essencialmente brasileira, fazendo uso de cores tropicais e materiais brasileiros. Zuzu foi a primeira a utilizar na moda as pedras brasileiras, fragmentos de bambu, madeira e conchas. Ela começou como costureira, depois tornou-se “designer” de moda, criando belíssimas e interessantes peças. Fez saias, xales e vestidos com panos de colchão, fitas de gorgorão, rendas do norte, chita, utilizando estampas de pássaros, flores e borboletas.
Comentários da queria @heyceciliagnn a qual vos fala: Adoro a Zuzu, acho que como muitos estilistas ela foi uma revolução para a moda, mas um lugar em que, principalmente na época, a moda era uma coisa muito pouco valorizada: o Brasil. As criações dela super 70's com toda aquela cor e seus toques únicos, são grandes inspiração tanto para atuais estilistas e músicas, ela fazia moda de um jeito diferente e é assim que tem que ser, cada um com seu tipo de estilo, seu tipo de fazer moda, seu tipo de se destacar mostrando suas roupas.
Beijinhos a todas ;*
Achei ótimo o post!.
ResponderExcluirEstou fazendo um tcc sobre moda sustentável "Fibras têxteis sustentáveis!. Escolhi a Zuzu Angel como inspiração para a criação da coleção.
Fico imaginando a visão da Zuzu sobre moda sustentável.Como ela refletiria essa idéia em suas criações.
bjs